Arduino – Instalando IDE Arduino no Linux

Instalando a IDE do Arduino no Windows é sopa no mel né, e instalar no Linux? Na teoricamente seria:

Em partes, sim. Porém será uma versão mais antiga que a estável do site, vamos ver como checar a versão atual fornecida pela Distribuição Linux e como instalar a versão atual fornecida pela site oficial.

Arduino no Ubuntu 12.04

Arduino no Debian 6

No Ubuntu 12.04 após atualizar o repositório e consultar a versão do aplicativo ele me retorno que instalaria a 0022 e no Debian 6 a versão 0018, consultando ReleaseNotes do site oficial descobri que 0018 é de 29/01/2010  e 0022 é de 24/12/2010, sendo que atualmente esta na versão 1.0.1  21/05/2012 e destas versões para 1.0.1 tem muito bug e problemas que foram corrigidos alguns eu já até presenciei.

Bom então vamos instalar a versão mais recente e estável, primeiro realizar o download:

Versão 32bits

Versão 64bits

Pronto! Com este passo a passo você terá um ícone na Área de Trabalho do seu Linux, se você der dois cliques a seguinte imagem irá surgir:


Ae você pensa. “Que mensagem é essa”. Pois é, se você clicar em Executar vai abrir a IDE normal, porém não tem ícone da aplicação na Área de Trabalho e sempre vai exibir esta mensagem acima, porem quando você instala com apt-get é criado um aplicativo com ícone na Área de Trabalho e no menu Desenvolvimento, agora vamos fazer o mesmo só que na mão.

Primeiro vamos mover o diretório do app da IDE para um local mais apropriado de programas de terceiros como /opt.

Certo, agora para agilizar o processo faça download aqui o seguinte arquivo é referente a três arquivos ícones do de 32×32, 48×48 e 128×128.
Depois de fazer o download e salvar vamos extrair os arquivos, como fizemos logo anteriormente, ok?
Vou fazer como se o arquivo estivesse salvo em /home/cleiton/Downloads.

Se tudo ocorreu bem um saída igual a ultima linha acima irá aparecer com os três arquivos .png. Agora dentro do terminal mesmo vamos criar o arquivo vinculo para a IDE.

A seguir, o conteúdo abaixo deve ser inserido dentro de arduino.desktop, estou usando o editor vim por ter mais experiência e habito de usar ele, mas pode usar o nano, pico e até mesmo gedit que irá abrir o editor na sua distribuição.

Caso esteja usando o vim tecla ESC em seguida :wq, se for o gedit manda apenas salvar.
Só uma breve explicação deste arquivo, nele com poucas opções configuramos o nome da nossa aplicação, o tipo, onde este seu executável, seu ícone para não aparecer aquele mensagem chata perguntando se vai “Executar em terminal, Exibir, Cancelar ou Executar” e as categorias, estas categorias são aquelas localizadas no menu do Ubuntu.

Agora na sua Área de Trabalho é ser assim:

PROBLEMAS: Pode ocorrer de a aplicação não abrir ou o ícone não aparecer então acesse /opt/arduino-1.0 e verifique se o proprietário e dono é o seu usuário e as permissões para a aplicação deverão ser 711 e para os ícones *.png deve ser 644.

Este artigo foi escrito a algum tempo atrás e atualizado, porém hoje 19/07/2012 a IDE já esta na versão 1.0.1 eu usei a versão 1.0 mas o procedimento é o mesmo.

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Arduino – Instalando IDE Arduino no Linux by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.