Arduino – Sensor de temperatura Parte1

Algum tempo sem postar nada sobre Arduino, vamos iniciar novamente e agora com sensores. No caso estarei usando um sensor de temperatura muito conhecido e fácil de achar o LM35, digo que para fins de contato com sensores e aprendizado é o melhor.
Antes de sairmos programando como loucos vamos entender como funciona este CI, e sempre que for trabalhar com um CI de sensoriamente recomendo pesquisar o datasheet do CI e dar uma olhada, como por exemplo a instalação do mesmo para o funcionamento e seus respectivos valores de leitura e tensão, ok?

Segue aqui o datasheet sobre o LM35.
Abaixo uma imagem dos tipos de encapsulamento do LM35 e suas variantes.
encapsulamento LM35E pra quem esta com preguiça de utiliza o inglês fluente e usar o datasheet segue as informações básicas e essenciais para o bom funcionamento do sensor.

LM35
Vcc 4 à 20Vdc
Gnd 0V
Encapsulamento TO-92
Tensão de Saida 10mV/1ºC
Faixa de Temperatura -55ºC à 150ºC

Caso mesmo assim tenha dúvidas de como polarizar o seu LM35, abaixo fiz uma demostração do CI e a configuração de cada pino.
lm35_detalhesEntão primeira coisa que iremos fazer é a instalação do Sensor LM35 no Arduino UNO, então segue o esquema de como ficará instalado no Arduino.

E1

EsquemaArduino+LM35_basico_b1bNenhuma dúvida sobre a ligação acima certo? Vcc do sensor no 5V do Arduino GND no GND do Arduino e a saida analógica do sensor no pino A0 (Pino Analógico) do Arduino, esta é a ligação mais básica e funcional possível.

Agora uma ligação que eu recomendo a realizar com o Arduino.

E2

Arduno_LM35

Única diferença do outro esquema é a adição de um resistor 4k7 entre o GND e a Saída Analógica, porque? A resposta é simples se é apenas para aprender o funcionamento e realização de testes, faça como o exemplo E1, agora se é para testes e seu arduino esta perto de outros equipamentos eletrônicos e/ou CI’s na mesma protoboard recomendo o exemplo E2. Pois dessa maneira não terá ruidos entrando e não ficara flutuando no A0 do Arduino por isso este resistor no GND atuando como Pull-Down.
Se você chegou até aqui e o CI ainda esta vivo, maravilha! Podemos ir para a parte da programação do Arduino e comunicação com o computador, no link abaixo:

Arduino – Sensor de temperatura Parte2

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Arduino – Sensor de temperatura Parte1 by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

  • William Schoeffel

    qual o nome do programa que voce usa pra modelar os projetos?
    como nessa imghttp://cleitonbueno.files.wordpress.com/2013/03/arduno_lm35.png?w=614