Linux – error: file not found no boot

Hoje acabou a energia na minha casa que tenho um servidor rodando, na verdade possuo três VM’s enfim o no-break não aguentou e desligou, liguei tudo e quando fui iniciar a vm principal me deparei com isso:

E agora?

Tem formas de por este console mesmo você fazer ele funcionar e “configurar” o grub novamente porém como não é dual boot e só tenho o linux rodando, achei mais prático dar um boot com um CD do Linux no caso o que eu tinha em mãos era o Linux Ubuntu 11.10 e instalar o boot novamente, e foi o que fiz. Então de boot por um CD ou ISO de um Linux pode ser Ubuntu, Debian, CentOS sei la o que tiver ae. Depois que bootar o sistema abra um terminal e digite:

Algo como a tela acima você irá ver, e o mais importante é onde esta o * e em qual dispositivo no meu caso no /dev/sda1, próximo passo montar esta partição para podermos alterar o grub com problema.

Caso algum erro seja reportado tente a sintaxe abaixo:

Agora vem o “pulo do gato”:

Irá instalar o novo boot baseado no device que você passou, após a instalação reinicie e remova o CD. Caso queira confirmar, após a vm levantar digite:

Além desse passo-a-passo você pode ter instalado o Boot-Repair que é um conjunto de configurações para estes casos, para instalar:

https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – error: file not found no boot by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.