Linux – Escolhendo interface para download no wget

Um comando muito útil no Linux e que todo SysAdmin, desenvolvedor e usuário Linux usa ou já usou é o wget[link], um comando sensacional pra você fazer download de qualquer arquivo, pacote, aplicação via terminal, exato, sem precisar de interface gráfica.

Eu não venho neste artigo explicar sobre o wget, já existe bastante material na internet, além do mais,  o comando é simples.

Você já estaria fazendo download do arquivo download.iso e uma barra de progresso é exibida logo abaixo.

Mas um caso curioso que venho expor é, imagina que você tenha 2 interfaces de rede ou até mais e todas com acesso a internet e você não quer baixar o pacote ou programa pela principal e sim em outra interface.

No meu caso foi até mais legal, se eu baixasse no modo normal, o link sairia pelas rotas do provedor da primeira interface, passaria por todos switchs, roteadores e afins e no final entraria pelo outro provedor e chegaria no servidor, mas eu sabia que a outra interface me deixaria baixar praticamente local.

Então encontrei a opção –bind-address em Download Options[link].

–bind-address=ADDRESS

When making client TCP/IP connections, bind to ADDRESS on the local machine. ADDRESS may be specified as a hostname or IP address. This option can be useful if your machine is bound to multiple IPs.

Show! Fecho.

Meu cenário atual era:

Beleza, tenho duas interfaces de rede e uma bridge, e a que eu queria é a eth1.

Foi proposital na primeira linha eu passar o IP errado, pra ver o que aconteceria, e em seguida o IP correto da interface, e funcionou perfeitamente.

Uma conexão ruim, um modem 3G e outro link junto você tem mais uma opção para download com wget, por outras rotas/provedores.

Só que neste caso usei um link para download de uma iso do Ubuntu para exemplo.

Se notar o progresso do download mudou, o padrão é barras, eu mudei o progresso para dot em –progress=dot :)

Espero que tenham gostado.

Até a próxima!

 

Referências

http://www.gnu.org/software/wget/manual/wget.html

http://www.gnu.org/software/wget/manual/wget.html#Download-Options

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – Escolhendo interface para download no wget by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.