Linux – Flisol 2015

Este mês, no dia 25 de abril aconteceu a FLISOL[link] (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre), sendo o maior evento gratuito e sem fins lucrativos de Instalação de Software Livre, aconteceu em todo Brasil e nos países da America Latina, evento este que acontece desde 2005.

Este ano, pela sétima vez foi realizado em São Carlos-SP e tive oportunidade de fazer parte e apresentar sobre Raspberry PI, desde um overview geral da placa até o procedimento para obter e gravar o Raspbian e algumas aplicações para interagir com o GPIO (Piscar-Led e Ler estado de um botão) isso em C, Shell Script, Java e Python.

Brincamos também com algumas coisas com Pi4J[link], WiringPI[link], WebIOPI[link], RPi.GPIO[link] e um webserver usando apenas Python, e acionar o led via web.

Vimos como é fácil fazer auto-login, subir interface gráfica e abrir o navegador usando a Raspberry PI e o mais legal que tudo isso Slides + Praticas esta no github.

Se não participou mas quer ter acesso ao material, segue o repositório:

https://github.com/cleitonbueno/flisol2015

Fiquei muito feliz de poder ter participado do evento, fui preparado e me preparei para atender um publico maior, mas foi muito legal conhecer e participar do evento e para quem foi, o feedback da apresentação foi positiva.

Quem sabe 2016 não faço uma apresentação de construir e customizar uma distribuição para a Raspberry PI?

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – Flisol 2015 by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

  • Igor Tavares

    Show! Parabéns mesmo.
    E aquela polêmica sobre o uso do Ubuntu na Flisol? Foi liberado? Alguém falou algo do assunto?

    • Valeu Igor.

      Segunda pessoa que me aborda com esta pergunta, hehe.
      Sim, conversei com um dos integrantes lá sobre isso, e o maior problema é o que o Ubuntu vem com softwares “privativos” e não dando opção ao usuário sobre este controle da instalação, então, eles pedem para não realizar a instalação no evento, acho que é uma longa e velha discussão.

      Tem um link legal, olha aqui:

      http://flisol.info/FLISOL2015/Brasil/flisolsemubuntu