Linux – Instalação e analise Lazarus 1.0.6

Sempre faço um programa e outro e tenho como alternativa para Windows o Object-Pascal utilizando o Delphi como IDE, e a algum tempo estou tentando migrar alguns programas para Linux mantendo a mesma linguagem, então conheci o Lazarus.
Fui instalar o Lazarus pelo repositório do Ubuntu e também do Mint e a versão disponibilizada é 0.9.30 e em outras distros 0.9.26, esqueça estas versões dão muito problema tanto em 32bits quanto em 64bits e quando funciona no meio do projeto erros na compilação em relação ao fpc, cansei de procurar respostas, até sair e eu testar a versão 1.0.6 que me surpreendeu muito com sua estabilidade e até o momento que escrevo este post nenhum erro a reportar. Como não achei nenhum guia em português para este Lazarus novo, vamos lá:
Primeiramente acessar a área de downloads do Lazarus, neste link e escolher uma das opções abaixo:

download_source
Primeiramente você deve saber a arquitetura do seu Linux caso não saiba e nem como descobrir acesse este link que irá descobrir.
No meu caso irei baixar a versão AMD64 para 64bits, e irei baixar os pacotes DEB e recomendo baixar caso utilize (Debian, Ubuntu, Mint e derivados) e pacotes RPM caso utilize (RedHat, CentOS, Fedora e derivados).
Antes caso tenha alguma versão instalar remova usando o dpkg ou a Central de Programas do Ubuntu, Mint ou a distro que você utiliza, em seguida faça download dos seguintes arquivos:

fpc
fpc-source
lazarus-1.0.6

No meu caso usando wget baixei no diretório /usr/src e para instalar, instale na seguinte ordem:

Agora vá em Aplicativos > Desenvolvimento > Lazarus e abra a IDE. Aqui abriu de primeira pedindo apenas para confirmar o fpc-compiler mas não configurei nada ele mesmo já encontrou, por isso é interessante seguir esta ordem para instalação.
A interação em termos da IDE é excelente é mesma coisa do Delphi só que no Linux e sendo o Lazarus, e me surpreendeu muito fiz um programa utilizando vários componentes e configurações e nenhum warning e excessão foi reportado que antes era uma festa no Messages do Lazarus.

ProgLoginLazarusLinux

Para compilar o projeto pode-se usar Run > Compile ou Ctrl + F9 e para rodar a aplicação Run > Run ou F9.
CompiladoProgLoginLazarus

Arquivos listas acima são os gerados quando a aplicação é compilada, temos os .pas, .res igual no Delphi e o do projeto .lpr esse serial a mesma coisa que o .dpr do Delphi.
A ação de selecionar um componente e arrastar no form, dar dois cliques e já carregar no evento do componente funciona perfeitamente, outra coisa de quem é do Delphi e digitar o . depois Ctrl+espaço e todos as funções são listadas.
Bom com este artigo espero ajudar e resolver problema de muita gente que apanha com o Lazarus 1.0.6.

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – Instalação e analise Lazarus 1.0.6 by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.