Linux – Instalando o PicoScope

A empresa Pico Technology[link] que possui como um de seus produtos os osciloscópios “portáteis” PicoScope, que sempre admirei e tive vontade de ter um mas, por recursos do Brasil (um país de todos) eu nunca consegui “R$”, além de diversos outros produtos muito interessantes que a empresa possui.

Porém, recentemente encontrei um o PicoScope PC Oscilloscope 2202[link] na empresa, um vovô da série 2000, modelo este que já esta descontinuado[link] e seu ano de lançamento foi 2002, apesar perante a exponencial que é o lançamento de novas tecnologias este equipamento é de grande utilidade ainda, segue uma breve descrição de suas especificações.

EspecificacaoPicoScope2202_cleitonbueno.com

 

Um equipamento com mais de 10 anos, e pela descrição na imagem acima, sabia que poderia ser dureza fazer esse cara funcionar “certinho” no Linux, porém, para minha surpresa, acessei a pagina de Downloads no site e vejo, “PicoScope for Linux” e com a data 09 de fevereiro de 2015. Caramba, saiu do forno isso!

É claro, cliquei pra ver. E fui levado a uma pagina que fornece todo procedimento para instalar a ferramenta nas distribuições Debian, Ubuntu, Mint, OpenSuSe, Fedora, CentOS e o mais legal via repositório[link].

No meu caso realizei o procedimento em um Ubuntu 12.04 e no Mint 17.

Primeiro adicionando o repositório do PicoScope.

Em seguida, importar a chave.

Agora, atualizar nosso cache local e instalar o picoscope.

Abstrai algumas etapas da saída da instalação para não ficar grande no post.

Vamos ver o que foi instalado.

Foi instalado o PicoScope e junto as libs de todos os modelos que a aplicação suporta, caso você não queira usar o PicoScope e apenas as libs, pode instalar referente a cada serie/modelo, detalhes para instalação em Download Linux Drivers for Your USB Pico Products[link].

Conectando o dispositivo e abrindo o PicoScope, pode ser no menu procurando por PicoScope ou direto no terminal digitando picoscope.

PicoScopeLinux_running

Beleza, instalado e funcionando.

Parabéns pelo trabalho Pico Technology e por dar continuidade a esses velhos de guerra :)

Espero que ajude quem mais precisar ou tiver um em casa encostado e quer fazer funcionar novamente.

Até a próxima!

 

Referências

https://www.picotech.com/

https://www.picotech.com/discontinued

https://www.picotech.com/downloads/linux

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – Instalando o PicoScope by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.