Linux – lighttpd: can’t bind to port

Ao iniciar o webserver lighttpd fui surpreendido com a mensagem de erro abaixo:

“(network.c.358) can’t bind to port: :: 80 Address already in use”

Mensagem “chata” que surgiu ao subir o serviço, como possuía o Apache2 em execução a primeira tentativa foi mudar a porta de 80 para outra porta que já não estava em uso, no caso escolhi 81 e não obtive sucesso, analisando um pouco mais e verificando o arquivo de configuração, o problema era com o use-ipv6.

Comente a linha referente ao uso do use-ipv6.pl, salve e saia do arquivo (:wq caso utilize vim ou vi como editor) e tente iniciar o serviço novamente e pronto!

Verifique se iniciou corretamente com o comando lsof.

No caso 81 é a porta que estou usando para ele e 80 para o Apache, algo deve ser exibido na saída no arquivo de log com algumas linhas com PID e informações do serviço rodando, caso não exibir nada provavelmente não iniciou o serviço.

Verifique se já não possui uma instancia em execução ou o processo atual ficou preso verificando /var/run e o diretório /var/lock com o nome do nosso webserver.
Recomendo neste caso dar uma olhada nos logs em /var/log/lighttpd/access e error.

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – lighttpd: can’t bind to port by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.