Linux – Terminal via web

Um titulo um tanto quanto estranho, porém que vai mudar a vida do SysAdmin que estiver lendo isso.
Vamos ao caso:

Nem sempre eu me encontro no computador e quase sempre que estou em algum departamento mais distante ou que eu vá demorar para voltar a minha sala pedem algo com urgência para ser feito, e eu não gosto de acessar via SSH de qualquer computador quanto menos usar softwares como PuTTY, então pesquisei por algo que emulasse ou disponibilizasse um terminal *nix no browser para que de qualquer local da rede eu pudesse acessar.
Então encontrei o shellinabox, deve existir outras alternativas mas esta se encaixou perfeitamente e adotei ela como solução, agora vamos ao procedimento de instalação.

Acesso o site do projeto http://code.google.com/p/shellinabox/ e baixe a versão para 32bits ou 64bits.

Ok, agora vamos instalar:

Na teoria já esta instalado e o serviço shellinaboxd rodando, no meu caso na VM que estou usando para escrever este post e na empresa não funcionou de primeira, tive que modificar o arquivo de configuração do shellinabox como abaixo, além é claro de você ter que liberar a porta 4200 (default) no firewall para funcionar.

No default as linhas 12,13 e 14 estaram comentadas, descomente e salve o arquivo, no caso a porta default é 4200 como esta porta esta em uso aqui eu troquei pela 4722, ae é subir o serviço e testar.

terminalweb01

terminalweb02terminalweb03

Mas algo me incomodou como um bom e velho usuário do mundo *nix, que é o fundo do terminal (rs). Pois é eu queria o fundo preto, então fuçando encontrei o arquivo /etc/shellinabox/options-available/README que comenta o seguinte, no diretório /etc/shellinabox/options-available/ encontra-se os arquivos .css que o serviço utiliza, e os arquivo com + são os ativos e os _ são desabilitados ou ignorados pelo serviço.

Então vamos trocar 00+Black on White.css para 00+White On Black.css e no anterior adicionar _, e é claro corrigir os links simbólicos de options-enabled e reiniciar o serviço.

Vamos acessar novamente.
terminalweb04

Espero que tenham gostado da dica.

Testes:

No firefox funcionou tudo belezinha se não fosse o detalhe que a tecla 0 que tem o – junto não funciona, do resto perfeito, no Internet Explorer funcionou normalmente no modo compatibilidade e no chrome sem problemas.

Até a próxima!

 

Referências

http://code.google.com/p/shellinabox/

Shell In A Box – A Web-Based SSH Terminal to Access Remote Linux Servers

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – Terminal via web by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.