Linux – Ubuntu 13.04 problema com nvidia

Recentemente baixei a ultima versão do Ubuntu, atualmente 13.04 para plataforma 64bits, instalei em uma maquina virtual e tudo beleza.

Resolvi instalar direto em uma maquina física no caso para um operador novo, tudo ocorreu bem até o primeiro boot pós instalação e o vídeo ficou todo desfigurado e a coisa foi tão tensa que como o cabo de rede estava conectado na ethernet do computador começou a zoar o switch da minha rede, tive que tirar rapidamente.

O computador é um AMD Atlhon X2 4200 com um ASUS M2N-MX SE PLUS, e o grande vilão era o vídeo dessa vez, pois se eu fizesse qualquer coisa com qualquer terminal chamando antes do login a maquina ficava 100%.

Resolvi realizar outros testes como instalar o 12.04, Mint 14 e Mint 15, com o Mint 14 e o Ubuntu 12.04 sem problemas tudo ocorreu bem, mas com o ultimo Mint 15 e o Ubuntu 13.04 ae era impossível utilizar ficava muito instável.

Eu não tive muito tempo para brincar com o problema tinha que resolver logo pois tinha que instalar outras coisas e entregar, então tentei uma receitinha que tenho guardada desde o Ubuntu 10.10.

Primeiro configure o acesso a internet e acesse algum terminal paralelo no login e execute:

Caso exiba algum erro na tela na instalação provavelmente ira precisar do pacote abaixo:

Essa receitinha já me salvou 3 vezes, de todo o código o /sbin/lsmod | grep nvidia e sudo nvidia-xconfig podem ser ignorados é mais para visualizar se o modulo subiu e abrir o painel da nvidia.

Caso não resolva ou quer algo mais recente pode tentar o driver direto da nvidia, no caso no momento que estou escrevendo este post esta na versão 304.88

http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/304.88/NVIDIA-Linux-x86_64-304.88.run

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Linux – Ubuntu 13.04 problema com nvidia by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.