Python – Meu primeiro programa em Python

Olá pessoal tudo em ordem?

Bom no post anterior demos as boas vindas e comentei uma opinião própria sobre esta linguagem, que olha a cada dia me surpreende mais.

Uma linguagem muito dinâmica e poderosa, mas não vim aqui para apenas falar bla bla bla.

Vou passar passo a passo para instalar IDE e Interpretador no Windows e Linux.

Download do Python

http://www.python.org/download/

Você irá clicar sobre a sua plataforma no caso aqui uso em Windows em minha casa uso no Linux. Faça o download e descompacte o arquivo, caso seja Linux de um less README ou cat README e tem passo-a-passo para instalar no Linux é algo como:

Caso não precise de uma, instale apenas o básico como abaixo que também irá funcionar.

Já no Windows pode executar o .msi e instalar depois acrescente no PATH este caminho, caso não saiba fazer isso é só ir no Painel de Controle > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Avançado > Variáveis de Ambiente em Variáveis do sistema procure por Path e acrescente isso ;C:\Python26, troque se for possível para igual esta no seu computador.

Agora mos verificar se esta funcionando [Windows]:

Abra o terminal do MS-DOS, ou caso queira um atalho pressione a tecla Windows + R e digite cmd irá abrir o terminal do ms-dos.

Agora como terminal aberto digite python e de enter, e para ficar mais ou menos como a figura abaixo para sair digite exit().

Para saber a versão que foi instalada, abra novamente o terminal do ms-dos e digite python -V, isso em ambas plataformas.

O Programa

Agora tanto no Linux quanto no Windows procure pelo aplicativo no menu mesmo IDLE (Python GUI), irá surgir uma janela igual ou muito semelhante com a abaixo:

De uma maneira curta e grossa essa janela que abre é uma maneira amigável de mostrar o que aparece quando você digita python no terminal, é a mesma coisa, então é ae que iremos programar? NÃO. Ae seria o interpretador ou então o link para você testar os comandos e poder exercitar direto sem fazer programa.

Para programar devemos clicar em File > New Window e uma janela igual ou semelhante com a abaixo irá surgir:

É ae que iremos programar, como pode ver não tem toda aquela “parafernalha” que tem no Visual Studio, Delphi, Netbeans, ou seja até com bloco de notas você consegue programar, mas existem algumas excelentes IDE’s para auxiliar como PyCharm outras opções você pode visualizar em IDE’s para Python.

Então vamos por a mão na massa, digite o código da figura abaixo que abriu e em seguida clique em salvar no C: com o nome arq01.py.

Vamos ver o que esse código faz agora, antes vamos ver se não fizemos nada de errado, então vá em Run > Check Module ou Alt + X se nada acontecer esta tudo correto caso contrario um erro será informado no Shell do IDLE.

Agora vamos executar nosso primeiro programa.

Executando nosso programa irá surgir o Shell em primeiro plano com a saída do nosso programa, esta saída seria o famoso e clássico Hello Word!, mas não gosto de seguir o padrão então acabamos dando uma personalizada particular hehe.

Agora vamos entender o que fizemos:

Ainda que dei uma aprimorada mesmo assim foi em 3 linhas, sendo que poderia ser apenas.

print “Hello Word!”

Então só para entender quando usamos # em código Python é para comentários, quando eu quiser escrever algo na tela uso o print, em C é o printf(“Hello Word!”), em Delphi showmessage(‘Hello Word!’), em Java System.out.println(“Hello Word!”) fora que em C, Delphi e Java eu tenho que importar bibliotecas, montar a estrutura main do programa, Python é ou nçao é impressionante?

E se agora quisermos executar nosso arq01.py pelo terminal do Windows ou Linux é possível? SIM. Vamos ver então, abra o terminal no meu caso do Windows ms-dos e vá até o diretório do arquivo .py no nosso caso esta em C:, para facilitar a vida de todo mundo digite cd que ele vai para  a raiz, estando na raiz e o nosso arquivo também digite:

A saída deve ser algo assim:

Conclusão: Então vimos como Python é uma linguagem simples e poderosa, eu senti muita facilidade em programar nela, devido a programar em C, encontrei grandes recursos em que não conseguia em C e por incrível que pareça muitos recursos de C usa-se em Python.

Espero ter surpreendido todo mundo com esta linguagem formidável, só para lembrar Python é uma linguagem interpretada, orientada a objetos e de for tipagem, forte tipagem? Isso mesmo ao contrario de programar em Delphi (Pascal) que é só ir digitando e dando enter não precisa obedecer indentação que vai compilar, já Python é como C neste ponto e é muito rígido.

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Python – Meu primeiro programa em Python by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.