Python – Solucionando o erro fatal error Python.h no such file or directory no pip install

É muito chato quando se esta desenvolvendo ou preparando o ambiente para desenvolvimento e começa a surgir erros pelo caminho, ninguém gosta né? Comigo não é e não foi diferente, quando estava preparando um ambiente para um novo projeto em Python, depois que instalei o pip e o virtualenv, criei o ambiente que precisava e comecei a instalar os pacotes, e foi quando na instalação do RPi.GPIO ocorreu um erro, vamos ver o caso passo a passo.

Configuração do ambiente host

Linux Ubuntu 14.04 LTS AMD64
Kernel 3.13.0
Python 2.7.4
Virtualenv 1.11.6
Pip 1.5.4

Depois de criar o ambiente Python, pesquisei sobre o pacote RPi.GPIO:

O pacote neste caso que eu queria é o segundo e segui com a etapa para instalação:

Usei N vezes o pip e nunca havia visto este erro, mas era uma instalação nova do Linux, eu não estava perdido ao extremo quando vi este erro source/py_gpio.c:23:20: fatal error: Python.h: No such file or directory, entendi que o gcc (Linha 46) estava com problemas para construir a aplicação, mas como resolver?

Pesquisando achei este link que foi perfeito para solucionar, onde o que faltou era o python-dev com os arquivos headers para o gcc além de algumas ferramentas e bibliotecas para que seja possivel construir módulos Python, para instalar é muito simples.

Abstrai a saída da instalação, após o termino tentei novamente a instalação do RPi.GPIO, vamos ver o resultado.

Maravilha, pacote instalado com sucesso! Ficou facil entender e resolver o problema não?

Espero que ajude quem passar pelo mesmo problema.

Até a próxima!

Referência

http://www.cyberciti.biz/faq/debian-ubuntu-linux-python-h-file-not-found-error-solution/

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Python – Solucionando o erro fatal error Python.h no such file or directory no pip install by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.