RaspberryPI – Chegou minha RaspPi B

Continuando o post anterior, esse foi o tão aguardado Raspberry, esperei alguns meses até ficar disponível na Farnell, e paguei 170 Dilmas (R$170,00), e demorou um poucão pra chegar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Agora vamos ver  do que esta humilde, barata e poderosa “plaquinha” possui:
RaspberryPi

RaspiModelB

Pelo valor e para o que vou usar “MEU TCC” poderia ausentar muitos periféricos dela que me interessaria muito.
Mas o Raspberry no caso o B que eu adquiri, vem com 2 Portas USB’s, 1 Porta Ethernet, 1 Saída HDMI (isso achei fodástico), 1 Saída RCA Vídeo, 1 Saída Áudio, 1 Slot SD Card (para o SO), Processador ARM1 da Broadcom de 700MHz e o que diferencia da versão anterior, vem com 512MB de RAM o dobro da versão anterior.Fiz poucos testes com o que tinha em mão, mas em breve publicarei mas sobre o Raspberry.
E algo que será muito usado e que poucos devem conhecer o GPIO (General Purpose Input/Output), são portas de entrada e saida e que você irá definir a função dela via software e em caso de Linux irá trabalhar em /sys/class/gpio/, tem algumas restrições mas nesta apresentação vou deixar por aqui para o entendimento básico

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 RaspberryPI – Chegou minha RaspPi B by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

  • Legal Cleiton, venho acompanhando seu blog nos meus estudos com o arduino, valeu pelo conteúdo. Sempre tive vontade de comprar um Raspberry Pi para montar um HTPC, mas por enquanto o OpenWRT no TL-WR1043ND está cumprindo bem seu papel, posta algumas coisas conforme vai aprendendo sobre o Raspberry, valew

    • Opa Felipe, então fazer um HTPC no Raspberry ficaria bem legal e não é tão trabalhoso assim pode-se usar o XBMC que já tem aplicado ao Raspberry, OpenWRT é legal também já usei em um Linksys, minhas experiências com o Rb vai ser embarcado um Linux e desenvolver uma aplicação em cima. Mas vou publicando as experiências.
      Valeu.

      • Sim, estou ligado no XBMC é bem interessante. Por enquanto estou usando DLNA direto do OpenWRT, mas é complicado de acompanhar os seriados já assistidos hehe, enfim boa sorte com o seu Rb

  • wagner

    Cara esse negocio ai roda java?

    • Assim ele roda Linux (Debian, Fedora e acho que Arch) e o Android.
      Se você quer rodar uma aplicação Java, você pode instalar o jre nele e rodar aplicação só prestar atenção no detalhe que é um ARM então procure o jre pra ARM.
      Eu até li uma vez sobre Java com o Rb, e agora achei o link aqui no computador, acho que responde sua pergunta:

      http://www.oracle.com/technetwork/articles/java/raspberrypi-1704896.html

  • Uilian Ries

    Show de bola! Comprei a minha no site ontem, não sei quanto tempo irá levar pra chegar.
    Li um artigo sobre ela no blog do Sergio Prado, achei ótima para estudo.
    Parabéns pelo post!