Shell Script – Comentários

shellscript_comentarios_cleitonbueno.com

O uso de comentários é uma pratica muito usada e deve ser usada mesmo :{ para ajudar o próximo a ler ou dar manutenção em seu código.

Assim como em C, C++, C#, Java, Perl, Python, Lua, PHP e N linguagens em Shell Script não é diferente.

É sempre comum encontrarmos este tipo de comentário em um script shell.

Listei apenas as 10 primeiras linhas do /etc/init.d/cron e é muito comum o uso do #, porém as vezes você necessita de comentar mais de uma linha, depende o caso 5 ou até 10 linhas e é normal usar 5 ou 10 # no inicio.

Vamos a um exemplo bem prático e rápido para ver uma maneira de comentar um bloco em shell script.

O mais comum é usando <<STRING <COMENTÁRIO> STRING, no caso usei INICIO e o que estiver entre as duas strings INICIO é um comentário em bloco.

Outra maneira bem menos popular é usar : ‘ <COMENTÁRIO> ‘, um detalhe importante é, com o : ‘ ‘ o comentário pode estar na mesma linha e terminar com ‘, já com <<STRING a palavra STRING deve ser terminada na próxima linha.

Foi um post curto e bem direto, porém, creio que seja de grande utilidade. Conhece alguma outra forma de comentar em bloco no shell script?

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Shell Script – Comentários by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.