Shell Script – Funções

FuncoesShellScriptLinuxcleitonbueno.wordpress.com

Assim como em qualquer outra linguagem, no Shell Script também é possível utilizar funções, mas com suas particularidades e veremos como criar uma função, chamar uma função, passar parâmetros para ela e pegar o retorno da mesma.

Primeiro vamos criar nosso primeiro script, que será chamado de myFunc1.sh e criar nossa primeira função.

Código:

Executando:

Tranquilo né? Quando for criar uma função, deve-se colocar function e em seguida o nome da função, como na linha 3 e dentro o código que deseja executar, para chamar a função é só digitar o nome dela em qualquer parte do script, como é feito com VersaoLinux na linha 9.

Vamos agregar nosso script, só que agora ele irá verificar se o usuário que esta executando é root ou esta executando com permissão de super-usuário, caso sim, continua sem problemas, do contrario encerra o script.

Executando o script:

Criei uma função CheckUser(), como pode ver também é possível criar sem o nome function antes ;), onde usando o comando id, obtenho o numero do ID do usuário e no final da função uso return para devolve este resultado para meu script, para pegar o valor de retorno, logo após chamar o script CheckUser() na linha 14 eu coloco um if com $? que obtenho o valor do ultimo comando executado, então se este valor for -ne (diferente) de zero, o usuário não é root.

Se esta parte de if, -ne e $? é novidade pra você, visite este Shell Script – Estrutura Condicional e este outro Shell Script – Variáveis que foram dois post que escrevi que aborda toda esta parte.

Na linha 21 eu dou um echo com a função VersaoLinux(), onde para anexar junto ao echo() tem o macete de usar uma subshell como eu fiz.
E como vimos na saída do script com usuário comum ele saiu e como root ou permissão de super-usuário ele prosseguiu, e o mais legal, pegamos o retorno da função CheckUser().

Dando continuidade, agora vamos passar alguns parâmetros para nossa função e ver como realizar e tratar esse cara, e construir um script maior e mais completo.

Executando o script:

Usando todo o código dos scripts anteriores eu criei algumas funções com tarefas especificas que desprezam comentários, o foco é a função CheckOptions() que quando passamos algum parâmetro para alguma função, carregamos com $1 para o primeiro parâmetro $2 para o segundo e assim por diante, o parâmetro eu passei na linha 84 CheckOptions $op, que é obtido na linha 82 com o read.

Tudo o que foi implementado neste ultimo script pode ser encontrado no blog e nas referências no final.

Agora você pode treinar um pouco, baseado no que escrevi até agora, poderia nas funções CheckPerl(), CheckPython(), CheckGCC() verificar se tal binário existe, ou se o caminho esta correto e deixar mais completo e funcional.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

Referências

https://cleitonbueno.wordpress.com/2014/03/10/shell-script-estrutura-de-repeticao-e-arrays/
https://cleitonbueno.wordpress.com/2014/03/31/shell-script-read/
https://cleitonbueno.wordpress.com/2014/02/17/shell-script-estrutura-condicional/
https://cleitonbueno.wordpress.com/2014/02/03/shell-script-variaveis/

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Shell Script – Funções by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.