Shell Script – Meu primeiro programa em Shell Script

Bom, como a introdução ficou no artigo anterior, Shell Script – ãh? O que é isso? aqui vamos direto ao ponto.

Abra o terminal do Linux: Aplicativos > Acessórios > Terminal

Eu vou passar tudo usando o terminal até o editor para escrevermos nosso código mas caso não se famialize muito pode usar um editor de texto como o gedit mesmo, agora caso queira fazer tudo pelo terminal digite nano e de enter, nano é um dos editores de texto para usar em Linux, uma tela igual a abaixo irá surgir:


Ops! Não tão igual assim porque estou usando SSH, mas o importante é que o rodapé tem que ser igual que são esse ^G Ajuda, ^O Gravar, ^X Sair e por ae vai, só para vocês entenderem quando for salvar o script você deve pressionar Ctrl + O por isso esta ^O, se quiser sair apos salvar pressiona Ctrl + X, entendies? hehe.

Estrutura básica para um Shell Script funcionar:

#!/bin/bash

essa linha ae em cima, sempre, sempre deverá ser a primeira linha a ser informada no seu Shell Script, entenda para ficar mais fácil que é o caminho para o interpretador de tudo que você digitar abaixo, OK?

Digite o código abaixo na tela do nano:

Após digitar todo o código vamos salva-lo, então pressione Ctrl + O e irá aparecer igual na imagem acima: “Nome do Arquivo para Gramar:”, no meu caso deixei script01.sh, mas você pode digitar o nome que quiser e de ENTER, ae caso deseje sair pressione Ctrl + X, ah estava esquecendo ele deve ser salvo como .sh ok?

No meu caso foi salvo no meu diretorio home, esta em /home/bueno, para saber se esta ae no seu digite ls e de enter, é para aparecer o nome script01.sh ou o nome que usou para salvar e para abrir o nosso script digite nano script01.sh e de enter.

Maravilha! Vimos como criar um script a sintaxe básica já criamos uma estrutura só para teste e salvamos, só que antes de executarmos temos que dar permissão de execução neste nosso arquivo. Então no diretório em que o arquivo esta digite chmod +x script01.sh, isto irá dar a devida permissão, mas a frente em um artigo futuro explico sobre permissões do Linux e o uso de chmod.

Agora no terminal digite ./script01.sh ou sh script01.sh, algo como a saida abaixo é para surgir:

Diretorio atual:
/home/bueno
Data e hora atual:
Seg Ago 21 13:46:50 BRT 2011
Usuario que esta logado no momento:
bueno
[email protected]:/home/bueno#

Entendendo o código, o clear limpa a tela, o echo escreve o que colocamos como “Diretório Atual:”, “Data e hora atual” e “Usuário que esta logado no momento:”, e logo abaixo como no script a saída de cada comando o primeiro com o diretório atual que esta o script no caso, o segunda com data e hora e o terceiro o usuário em que estou logado, ae não deve ter sido igual alguns nomes mas a lógica é pra ter dado certo.

Caso quiser dar uma linha entre uma saída de comando e outra é só acrescentar um n igual em C para a quebra de linha então ficaria assim:

Espero ter ajudado e esclarecido sobre o que é e como se cria um Shell Script, você podendo adaptador o seu script para diversas ferramentas como analise, backups, cópias, checagem de hardware, configurações e dentro outras.

Sites para auxilio de estudo sobre Shell Script:

http://aurelio.net/shell/canivete/#redir

http://vivaolinux.com.br/conf/index.php

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Shell Script – Meu primeiro programa em Shell Script by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.