Travamento servidor OpenFire

Na empresa em que trabalho utilizamos o OpenFire como servidor Jabber, para quem não sabe e de uma maneira bem grossa, Jabber é um servidor para “MSN Interno” que feio dizer isso mas é fácil de todos compreenderem, utiliza Extensible Messaging Presence Protocol (XMPP), também conhecido como Jabber, é um protocolo aberto, baseado em XML para sistemas de mensagens instantâneas.

Bom, não vim aqui para ensinar sobre OpenFire ou o Jabber mas sim um problema que estava enfrentando, que depois da atualização do OpenFire para a versão 3.7.0, em um dia tivemos mais de 5 travamentos do servidor, no caso apenas o serviço OpenFire, a solução era dar um restart no serviço e tudo se normalizava.

Acessando a página via web do servidor notei algo estranho, segue na imagem abaixo:

Em “Memória do Java” estava com 100% sendo usando. Isto me deixou muito curioso.

Durante o dia não tive tempo mas a noite em casa, tranquilo e algumas horas com o “pai dos burros“, vi em fóruns e principalmente do OpenFire pessoas com o mesmo problema ou semelhante até que vi um ser ilustre com o mesmo problema que o meu, e ele comentou sobre esta Memoria do Java, e disse que depois que aumentou o tamanho da memória acabou-se os problemas.

Maravilha! Resolvido? Sim! Mas, onde aumento a memória do Java do OpenFire?

Novamente google, e achei a solução.

Vou mostrar os dois caminhos possíveis, para servidores Windows e Linux.

Linux

Acesse o diretório raiz do Openfire (/opt/openfire), em seguida o diretório bin, agora edite o script openfire usando o vi mesmo e descomente a linha INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS, como abaixo:

#!/bin/bash

#Uncomment the following line to override the JVM search sequence

#INSTALL4J_JAVA_HOME_OVERRIDE=

#Uncomment the following line to add additional VM parameters

#INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS=

#——————————————————————————————-

INSTALL4J_ADD_VM_PARAMS=”-Xms512m -Xmx1024m”   
#Xms512m é o minimo e Xmx1024m é o maximo de memória#——————————————————————————————
Salve o arquivo no caso, ESC e :wq e reinicie o OpenFire.

Windows

Acesse o diretório raiz do OpenFire no meu caso, C:Program Files(x86)Open Fire e acesse o diretório bin.

Se você usa o Openfire como um serviço Windows, crie um arquivo de texto chamado openfire-service.vmoptions. Cada parâmetro da VM deve ser uma nova linha no arquivo. Por exemplo para setar um mínimo de 512M e máximo de 1024M, você deve usar:

-Xms512m

-Xmx1024m

Se você não usar o Openfire como serviço crie o arquivo openfired.vmoptions (o conteúdo é o mesmo, só muda o nome do arquivo).
Reinicie o Openfire
Primeira impressão após a configuração e reiniciar o serviço.
Após 2h no ar:
Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Travamento servidor OpenFire by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.