Meu primeiro programa em C

Para quem quer se aventurar neste mundo, aqui vai o primeiro tutorial de um simples programa escrito em C.

Requisitos para este tutorial:

Uma IDE e Compilador caso esteja usando Windows pode fazer o download do DevC++  (http://www.superdownloads.com.br/download/199/bloodshed-dev-c/), caso seja Linux se precisar de uma IDE pode usar a Geany  (http://www.geany.org/) caso contrario pode fazer em um editor de texto e compilar no terminal, bom tenho em mente que já tenha esta ferramenta instalada.

Segue os passos abaixo de como iniciar a programação C no Dev-C++:

Esta é a cara do Dev-C++, para começar a programar você deve iniciar um arquivo, então clique em File >> New >> Sorce File ou (Ctrl +N).

Será criada uma tela em branco no meio do programa e é nesta tela que você irá digitar todo o código do seu programa C. Como exemplo digite as seguintes linhas igual na figura abaixo:

#include<stdio.h>
#include

int main(){

  printf(“Primeiro programa escrito em C!”);

return 0;

}

Explicando o código acima:

Sempre em C é claro, que você ver #include , são as bibliotecas que o compilador irá chegar quando for gerar o executável, no caso usei stdio.h e stdlib.h, a primeira é todos os comandos usados para informações de entrada e saída já já você vai entender e a stdlib.h contem um conjunto de funções interessantes também padrão para C como alocação de memoria, conversões dentro outras funções. As bibliotecas sempre devem ser informadas antes de digitar qualquer código em seu programa, imagine o seguinte o compilador via ler sue programa e você não declara as bibliotecas com isso todas as funções e comandos que você informar ele não irá saber onde tem uma referencia com isso não irá compilar.

int main{ é nesse aqui que o bicho pega hehe, brincadeira. É a partir desta linha mais especificamente desta chave que você começa a digitar seu código, inserindo funções, variáveis e construindo o seu programa. Lembrando que a chave depois do nome mais seria um INICIO quando você terminar seu programa deve ser inserida outra chave só que FECHANDO o programa.

printf(“Primeiro programa escrito em C!”); printf o significado vou ficar devendo porque até eu fiquei duvida pois já li que é print formatted e já li como print file, vamos ficar com a opção Imprimir Formatado (print formatted) porque acho que tem mais haver, então depois de printf tem um parênteses e no fim outro parênteses, entre eles duas aspas e um texto, pois é, tudo que estiver entre estas ” ” será impresso na tela, ou seja você conseguira visualizar no monitor, agora algo curioso e o ponto e virgula no fim, todas as funções em C quando você acaba de usar, passar valor deve ter este ;,  provavelmente no momento da compilação ele que diz o fim daquela função.

return 0; queria explicar detalhadamente esta parte mais pra frente mais só pra não ficar em branco imagina assim se tudo que você digitou “programou” no Dev-C compilar e estiver certo ele irá retornar 0 e beleza seu programa esta funcionando caso contrario ele retorna outro numero ou no caso possui um erro.

} Como eu disse depois de digitar todo o seu programa você deve finalizar o código então colocamos outra chave.

Agora vamos testes nosso programa, você pode pressionar Ctrl + F9 ou ir em Execute >> Compile como na figura abaixo:

Se você não salvou o código ainda será solicitado um nome e um local para salvar, no nosso exemplo vamos salvar na raiz do HD no caso em C: e salve com o nome Teste, lembrando de selecionar o tipo abaixo como C source files, para ser salvo como Teste.c e clique em salvar.

Se tudo estiver correto uma janela igual a abaixo irá surgir, se em Status estiver como Done., maravilha! isso significa que você não digitou nada errado, alguma função errada, código sem sintaxe sendo assim seu programa já foi compilado.

Como testar meu programa?

Acesse o prompt de comando do Windows, ou o cmd.exe, tecla de atalho para isso pressiona Windows + D e digite cmd.exe.

Surgir uma tela preta certo? Agora dentro desta tela digite cd, ele vai para a raiz do sistema no caso em C:, agora nesta etapa você digita Teste.exe, ou se informou outro nome digite o nome informado.exe, caso não lembre o nome digite dir que será listado todos os arquivos salvos em C:.

Se tudo estiver correto você irá ver algo como na  imagem abaixo:

E irá “imprimir” na tela a frase que digitamos dentro do printf.

OBS: Para compilar o seu arquivo.c no Linux, acesse o terminal do Linux vá até o diretório onde foi salvo o código-fonte e digite gcc Teste.c -o Teste, e o arquivo será compilado, para executalo no Linux no mesmo terminal que esta aberto digite ./Teste.

Pronto! Seu primeiro programa escrito em C e compilado esta funcionando, em breve mais tutoriais sobre programação em C e vamos implementando novos recursos, como informar um nome e ser impresso na tela, realizar operações matemática em C, são todas funções prontas e C só devemos implementalas. Vamos desde o básico até os níveis mais pesados em C que entra (ponteiro, alocações de memoria, estruturas, funções, arquivo e dentro outros tópicos).

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Meu primeiro programa em C by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.