Programação C – Variáveis

Não só em C como em qualquer linguagem se faz uso de variáveis, vamos definir o que é uma variável.

Variável: É um espaço da memoria RAM do computador que é reservado para armazenar tal tipo de dado determinado pelo usuário isso em tempo de execução do seu programa, ou seja, você quer somar dois números você precisa guardar estes dois números em uma variável para então realizar a soma, é claro que é possível realizar soma direto mas só um exemplo pense assim, algum valor que você quer informar para o programa ou vai usar em outros lugares então você guarda em uma variável.

Sua declaração depende da linguagem de programação usada, algumas linguagens como Python, por exemplo, você apenas inicia a variável e atribui qualquer valor (caractere, letras ou números) e automaticamente ele defini o tipo, mas como estamos falando em C você tem que especificar o tipo de dado que quer guardar, você não pode falar que vai guardar um numero e informar uma caractere, vai dar erro na compilação.

Tipos de variáveis e sua declaração:

Números Inteiros:
int valor;

Números Reais:
float valor;

Caracter:
char valor;

Conjunto de caracter ou string como é conhecido na computação:
char valor[];

Números inteiro (só os positivos):
unsigned int valor;

Então como deu para perceber primeiro você informa o tipo (int, float, char) depois o nome da variável que é o nome que você irá usar em todo o programa na hora de atribuir algum valor. Há hehe, o ultimo tipo de variável foi um presentinho, cada tipo de variável você tem um espaço em memoria para armazenamento da mesma, vamos dar um exemplo do int que é o que fiz, o tipo int possui 4Bytes (-2.147.483.648 a +2.147.483.647), é esta faixa que pode trabalhar em int, caso não irá usar a parte negativa e quer mais para o positivo você pode usar o unsigned int, ele irá retirar a parte negativa e acrescentar no positivo então ficaria (0 a 4.294.967.295).

Vamos a um exemplo:

/*Exemplo 1*/
//INICIO
#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int main(){

     int valor=5;

     printf(“O numero informado foi %d“,valor);

     getch();
}
//FIM

Agora vamos entender o programa, olhe que no int valor=5; eu declarei como tipo inteiro (int) a variável com o nome valor, beleza, agora ela aceita números inteiros, e coloquei um =5, o = em C é para atribuir valores, então valor é do tipo inteiro e já esta armazenando o numero 5.
No printf que já vimos anteriormente a idéia é a mesma só que repare que coloquei um %d e fechei ” e depois escrevi o nome da nossa variável, em C quando se faz o uso de % seguido de um caracter tais como (%d, %c, %f, %s), seria a sintaxe para receber/imprimir a variável especificada após a “,.

Sintaxes e os tipos:

%d = Tipo int
%f = Tipo Float
%c = Tipo Char (1 caracter)
%s = Tipo char (Conjunto de caracteres também conhecido como String)

/*Exemplo 2*/
//INICIO
#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int main(){

     int valor=5+10;

     printf(“O numero informado foi %d“,valor);

     getch();
}
//FIM

No exemplo acima é possível realizar uma operação simples e guardar o valor desta operação, compile e teste.

/*Exemplo 3*/
//INICIO
#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int main(){

     char letra=’C’;

     printf(“A letra informada foi %c“,letra);

     getch();
}
//FIM

No exemplo acima, a estrutura é a mesma só trocando o tipo da variável, nome e valor para um caracter no exemplo que no exemplo é C, no printf para imprimir informamos %c que é para saída caracter e logo em seguida o nome da variável.

Nesse artigo foi explicado e mostrado variáveis, seus tipos e usos em C, simples não?

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Programação C – Variáveis by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.