Ativando GPU para navegação no Google Chrome

Quando usamos o processador que é o caso de maioria dos navegadores, caso esteja assistindo filme, ou ouvindo uma musica, um aplicativo de escritório aberto, mensageiro instantâneo tipo MSN, Skype, gravando um CD, pode parecer que a internet esta lenta, dando até umas travadinhas, mas na verdade é que provavelmente ele não possui um privilegio tão alto nos processos gerenciados  pelo CPU no caso o processador.

Usando a GPU (que atualmente é pouco usada pelos softwares), você consegue renderizar compostagens, canvas 2D, javascript, CSS e outros esquemas usados em sites sem precisar do processador principal do seu computador (ou pelo menos, usando menos ele para isso), uma grande percepção disso é abrir um vídeo do youtube no Chrome e depois em outro navegador.

Com isso se ganha desempenho no Google Chrome, fazendo os sites abrirem mais rapidamente, parecendo até que a sua conexão com a internet ficou mais rápida e melhor.  Além disso, deixará o processador para os outros programas que estão em execução e precisam do seu processamento.

O Google Chrome deixa estas funções de aceleração via GPU desabilitadas por padrão por enquanto, pois elas ainda estão em testes, mas pelo que já testei aqui, não houve problema algum durante minhas navegadas pela internet.

Na barra de endereços digite about:flags e pressione enter, como na figura abaixo:

A sua web irá carregar várias opções como na imagem abaixo:

Você deve localizar na lista as seguintes opções:

  • GPU Accelerated Composting
  • GPU Accelerated Canvas 2D
  • Web Page Prerendering
Encontrando as opções deve clicar logo abaixo em Ativar, como na imagem abaixo, neste caso já esta Ativado então aparece apenas o Desativar:

Agora, basta fechar o navegador e reabrir o mesmo para que estas opções sejam realmente ativadas e possa usufruir da melhor velocidade e benefícios destas funções.

A localização destas funções para aumento da velocidade das páginas da web pode variar de acordo com a versão do Google Chrome que esteja usando. Neste caso e nestas telas é da versão Google Chrome 10 a versão mais atual a Google Chrome 12 só tem a opção GPU Accelerated Canvas 2D.

Caso dê algum problema de incompatibilidade, poderá desativar estas funções a qualquer momento, basta acessar novamente o endereço about:flags

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Ativando GPU para navegação no Google Chrome by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.