Python – Introdução

Python é uma linguagem de programação de alto nível[4], interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.[1] Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. O padrão de facto é a implementação CPython.

A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

Fonte: Wikipédia

Resumindo:
Trata-se de uma linguagem moderna com todas as características importantes para o desenvolvimento de habilidades de programação: orientação a objetos, persistência, recursividade, tratamento de exceções, estruturas de dados sofisticadas (como listas, tuplas e dicionários), além de existir uma infinidade de bindings disponíveis. Além disso, é uma linguagem funcional.

Para engenheiros, fornece o ambiente ideal para “costura” de aplicações e criação de interfaces, tanto em ambiente Linux como Windows. Se não bastasse, é fácil de aprender e, por ser interpretada (scripting language), permite que se testem rapidamente todos os conceitos estudados em sala de aula.

Você pode trabalhar com algumas opções de GUI como (Tk, GTK, Qt, wxWindows), com o Py2Exe você consegue gerar um executável do programa para Windows.

Eu particularmente me surpreendi com esta linguagem, pelo seu poder, ela é uma linguagem facil de aprender, e poderosa como C++, só que muitas coisas que você levarias linhas para fazer em C/C++ em Python existe funções para a mesma função.

Você pode testar, comandos, sintaxes, conceitos direto do terminal digitando apenas python, e logo irá aparecer >>>, para download do interpretador e IDE:

http://www.python.org/download/releases/3.2.1/

Então Python será mais um tema que aos poucos iremos abordar no site.

Alguns sites que estou usando como referencia dos meus estudos sobre Python:

http://www.python.org.br/wiki/AprendaProgramar
http://www.async.com.br/projects/python/pnp/
http://orion.lcg.ufrj.br/python/
http://www.python.org/
http://www.swaroopch.com/notes/Python_pt-br:Indice

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Python – Introdução by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.