Linguagem C, muitos assustam, muitos desprezam e muitos outros usam, uma linguagem de programação, criada meados de 1972 por Dennis Ritchie para o desenvolvimento do Sistema Operacional Unix.
Uma linguagem de programação que deu origem a diversas outras linguagens como Perl, Python, JavaScript, Java algumas não diretamente em C mas em C++ e outras nem a linguagem em si mas o seu ambiente como a JVM do Java, C++ foi muito influenciada pelo C, eu diria de uma forma grossa o C++ é um C Orientado a Objetos.
Foi uma linguagem que passou por diversas reformas como ANSI C, logo em seguida ISO/IEC 9899:1990 simplificando seria o C89 ou C90, por volta de 1999 teve outro padrão adicionando novos recursos e passou a ser a C99 e a ultima e mais recente C1X em 2007 e suas mudanças podem ser vistas aqui.
Pode ser escrita usando apenas um bloco de notas, sendo apenas importante salvando com a extensão .c, e deverá compilar este .c, você pode programar em Linux, Windows, Mac OS, FreeBSD entre outros SO’s pois maioria desses sistemas se não tem suporte nato a GCC é só instalar o GNU C Compiler (GCC) e está com o ambiente pronto.
Você tem liberdade total para programar com esta linguagem, seja usando um bloco de notas como já citado acima, ou usando editores CLI ou IDE’s completas, segue uma lista de opções de IDE e editores de texto/formatadores que você poderá usar para desenvolver em C:
Maioria das IDE’s gráficas já possuem toda configuração e ferramentas para realização compilação e geração do binário para a plataforma utilizada.
Diferente de outras linguagens como Perl, Python, Java, PHP entre outras C/C++ é compilada e não interpretada, para chegar ao resultado final de sua aplicação tem uma sequencia a ser obedecida como o Pre-processamento, Compilação, Assemble e a linkagem, etapas que será abordada em um artigo no futuro.
E o mais legal desta linguagem é o poder que ela lhe proporciona, e caso siga padrões como POSIX, a mesma aplicação que você escreve para Linux, poderá ser compilado e executado no Windows, e melhor em outras arquiteturas como ARM, MIPS, PowerPC, x86 entre outros.
Bom, aqui só comentei um pouco desta magnifica linguagem que vai dos Microcontroladores aos Sistemas Operacionais e que haverá diversos artigos sobre seu uso e recursos.
Até a próxima!
Linguagem C – Introdução by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.