Shell Script – Ãh? O que é isso?

O que é Shell? Script? E Shell Script? Vou explicar termo a termo se não quem estiver lendo pode não compreender se entender o que é um e outro.

Shell: Utilizando para se referir a programas de sistemas Unix e Windows que na verdade é uma interação entre usuário e o computador. É um programa que recebe uma instrução um dado, interpreta (processa) e executa o que foi fornecido pelo usuário, que é facilmente visualizada toda a ação pelo prompt (aquela tela preta sabe?).

Script: Em termos computacionais, são linguagens interpretadas, não são compiladas, linha a linha ela é interpretada conforme o que foi escrito no código, já a compilada antes de gerar o binário ou .exe todo o código fonte é compilado, falando grosseiramente convertido para linguagem máquina, a interpretada não conforme é executado um “interpretador” vai pegando e executando a linha corrente. Exemplo de linguagens interpretadas:

Shell Script

Python

PHP

Perl

JavaScript

Beleza. Se Shell é um “interpretado” ou um local que digitamos comandos e ele executa e Script em computação é onde digitamos vários códigos e salvamos juntando os dois temos Shell Script no Linux que usa o interpretado bash (arquivos .sh)e no Windows também temos os arquivos de lotes que seria a mesma idéia e usa como interpretador o batch (arquivos .bat).

Abrindo o Terminal Shell no Linux e no Windows:

Linux

Aplicações > Acessórios > Terminal

Windows

Iniciar > Programar > Acessórios > Prompt de Comando

Estes dois são os terminais que iram receber os comandos e no caso interpretalos e exibir algum erro ou mensagem na tela pra você.

Bom como o foco do artigo é Shell Script sobre Windows paramos por aqui ufa! hehe. Agora vou mostrar alguns comandos úteis que você pode digitar no terminal do Linux:

ls : Lista toda a estrutura de diretório e arquivos do diretório local, onde você esta atualmente

clear : Limpa a tela do terminal deixando da maneira de quando você abriu o terminal.

pwd : Exibe o caminho do diretório que você esta atualmente.

user : Mostra os nomes de usuários usando atualmente o sistema.

who : Mostra quem está atualmente conectado no computador. Este comando lista os nomes de usuários que estão conectados em seu computador, o terminal e data da conexão.

logname : Mostra o usuário em que você esta logado no sistema.

date : Exibe data e hora do sistema.

echo : Para você imprimir qualquer coisa digitando após o echo.

Isso é só uma pitadinha do que o Linux nos proporciona. Então digitando estes comandos no terminal você irá obter o que cada um esta propicio a fazer certo? No terminal do Linux temos comandos para configurações de interfaces de rede (IP, Mascara de sub-rede, Gateway, DNS), comandos para visualizar os processos do Linux, comandos para filtragens de pesquisa e para trabalhar com expressões regulares, obter informações de hardware, sistema muita coisa mesmo e tudo isso podendo ser implementado em um Script para que você não precise ficar sempre digitando no terminal e sim só realizando uma chamada a este Script.

No próximo artigo, iremos criar nosso primeiro Shell Script.

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Shell Script – Ãh? O que é isso? by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.