O segundo dia da Google I/O prometia muito e as espectativas não foram defraudadas. Provavelmente esperavam-se anúncios um pouco diferentes, mas o que foi apresentado não deixou ninguém indiferente. A disponibilização do Chrome OS ainda não foi feita, para grande pena de muitos utilizadores, mas passos nesse sentido foram dados.
A Google preferiu apresentar desta vez o hardware com que vai disponibilizar o seu sistema operativo. São para já dois portáteis e um modelo de negócio que apesar de inovador já tinha sido veiculado de forma não oficial.
Mesmo não tendo sido anunciado de forma oficial a disponibilização do Chrome OS, a Google apresentou já algumas novidades que entretanto foram adicionadas a este sistema operativo. Começa por ter um gestor de ficheiros para que os utilizadores possam navegar por entre os seus documentos ou ficheiros multimédia. Todos estes ficheiros vão ser abertos por uma WebApp associada à sua extensão.
Depois foram ainda apresentado um player de ficheiros multimédia. Este terá capacidades de gestão de músicas (avançar, recuar, saltar músicas, pausa e criação de listas de reprodução) e uma janela de vídeo que será se sobreporá à janela do Chrome e será apresentada no canto inferior. Será também possível maximizar essa janela.
Por fim foi apresentada uma funcionalidade que é aguardada por todos os utilizadores e que será também usada fora do Chrome OS. Os modos offline dos principais serviços da Google vão voltar, na forma de WebApps. Esta funcionalidade estará disponível no início do verão deste ano.
http://www.youtube.com/watch?v=TVqe8ieqz10
Para além de ter desenvolvido o seu sistema operativo, a Google esteve activamente envolvida com 2 fabricantes de hardware e desenvolveu um padrão que designou Chromebook. Estes equipamentos vão ter de cumprir um conjunto rígido de padrões que passam por arrancar o Chrome OS em 8 segundos, ter baterias com duração de 8,5 horas, ter várias camadas de segurança que vão tornar desnecessária a utilização de antivírus e ligação à Internet (Wifi e 3G).
Foram apresentados pela Google neste segundo dia da I/O os primeiros dois portáteis que foram desenvolvidos em parceria com a Samsung e com a Acer. Estes dois equipamentos vão estar disponíveis para vendo nos locais de consumo geral, mas para já restritos a alguns países (Estados Unidos, o Reino Unido, a Holanda, a Alemanha, a França e Espanha). Todos os equipamentos vão estar associados a um plano de dados de uma operadora móvel. Vejam abaixo as especificações de cada um dos equipamentos:
Deixamos agora algumas imagens dos novos equipamentos que a Google apresentou em parceria com a Acer e com a Samsung:
Um outro ponto que foi focado pela Google no dia de hoje, foi um novo modelo de negócio para a disponibilização de equipamentos com Chrome OS. A Google vai começar a comercializar equipamentos com o Chrome OS dirigidos a empresas e a escolas. Com preços mensais, por utilizador, de 28 dólares para as empresas e de 20 dólares para estabelecimentos de ensino, estes vão ter acesso a actualizações de hardware e de software de forma transparente. Estes equipamentos vão estar disponíveis para subscrição a partir de 15 de Junho e vão estar também restritos ao países indicados antes.
Este modelo de negócio não é novidade, mas teve agora a confirmação oficial da Google. A disponibilização do CR48 foi o primeiro passo dado e foi aí que a Google testou parte deste modelo. É uma jogada de mestre da Google pois irá conseguir puxar a sí, no seu serviço Apps, muitas empresas e instituições de ensino.
Fonte: www.pplware.sapo.net
Chegou o Chromebook by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.