Aconteceu um fato curioso essa semana e acho util um artigo sobre isso.
Um servidor Linux rodando Debian, com RAID 1, servidor web interna apenas para um acesso da loja, ferramenta de backup e outras recursos para backup do comercio, tudo sempre funcionando bem.
Até que o super mega full master técnico da empresa que da manutenção no software comercial, foi la e precisava plugar uma pendrive e pegar uns arquivos que estavam no backup do programa, perguntei se ele sabia fazer o mesmo disse que sim, ele mexia com Linux (humm ae mora o perido, pensei!).
Beleza pegou a pendrive tem um script que só monta pendrive se for de acordo com um script que fiz e que roda de 1 em 1 minuto, tudo dando certo guiei o mesmo até o diretorio com o respectivo backup da data que ele pediu, ele listou tudo e mandou copiar com recursividade para a pendrive.
Até que me distrai para conversar com o proprietário sobre um novo recurso para implantar, o “técnico” pressiona ctrl + alt + del, eu nem sabia até que ouvi o “beep” do reboot do computador perguntei o que aconteceu, ele disse que a tarefa estava sendo executa e ele pressionou control + alt + delete para acompanhar os processos da maquina.
Expliquei o que aconteceu e que é um pouco diferente do Windows esse procedimento, ele não fez uma cara muito boa por estar perto do proprietário mas não teve jeito hehe.
Depois deste estudo de caso, vamos a uma medida que acabei tomando em lugares em que o servidor outras pessoas podem mexer que foi desabilitar esta opção de ctrl+alt+del reiniciar o computador.
Debian
Edite o arquivo /etc/inittab, pode ser com o vi, vim, nano ou o editor que preferir e comente a seguinte linha:
#ca:12345:ctrlaltdel:/sbin/shutdown -t1 -a -r now
Ubuntu
Como no Ubuntu não temos o inittab, você faz esta alteração no diretório /etc/event.d/crontrol+alt+delete
Neste caso você ira comentar a linha que começa com start e a linha que começa com exec, e pronto estamos tranquilo quanto falhas de BIOS hehe.
No Ubuntu eu verifiquei nas versões 8 e 9, na 10 e 11 não fiz por não ter nenhuma para testar , mas lembro-me de ter procurado este diretório event.d e ele estava em /etc/apm/event.d.
Caso contrario não recomendo comentar estas linhas pois acaba sendo útil no caso de problema no servidor, você não consegue logar então um ctrl+alt+del irá te ajudar, ou remotamente você não consegue logar, quem está local também não, então um ctrl+alt+del também irá ajudar.
Até a próxima!
Linux – Control + Alt + Del by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.