Programação C – Entrada e Saida de Dados

Também conhecido como IO, como padrão no mínimo deve ser usada a biblioteca stdio.h, contem todas referencias para a base de entrada e saída de dados em C.

Como vimos um posts anteriores quando queremos mostrar ou imprimir algo na tela podemos usar o printf, mas e se quisermos passar um informação para o computador armazenar “temporariamente” e depois mostrar o que digitamos? Ae, usamos o scanf. Vamos o exemplo:

printf(“Digite um numero:”);

scanf(“%d”,&numero);

Na opção printf sabemos que ele irá escrever na tela “Digite um número:”, agora logo abaixo quando usamos o scanf, vamos dizer assim ele estará aguardando você digitar alguma coisa, você digitando ele guarda esta informação temporariamente na memoria RAM.

scanf();         //O nome da função que irá ler o caracter ou vetor de caracteres informados

“%d”              //Deve ser informado o tipo de dado que será lido, você irá digitar numero? Então pode ser int ou float certo? Vai ser caracter? Então deve ser %c.

&numero    //E aqui por ultimo e fora das ” “, você informa o nome da variável que irá armazenar o valor que você irá digitar, observação importante a variável deve ser declarada de acordo com o tipo de dado que irá informar.

Vamos para um código-fonte:

#include

int main(){
int numero1, numero2;

printf(“Digite o numero 1:”);
scanf(“%d”,&numero1);

printf(“Digite o numero 2:”);
scanf(“%d”,&numero2);

printf(“Voce digitou o numero %d e o numero %d”,numero1,numero2);

getch();
}

Um fato curioso que pode ter sido observado para quem esta analisando o código, é que porque no scanf esta &numero1 e no printf está numero1, com e sem o &.

Lembra quando disse que declaramos uma variável é reservado um pequeno espaço na memoria temporariamente para a mesma? Dependendo do tipo de dados usado é claro.

Você você vai inserir um valor em uma variável você não chama ela pelo nome e sim pelo o endereço de memoria que ela se encontra, e para uso usa-se o &, já no printf como a variável já esta com o dado você só chama pelo nome e o valor é mostrado.

Um outro exemplo:

//Inicio

#include

int main(){
int numero1, numero2, mult;
int resultado1, resultado2;

printf(“Digite o numero 1:”);
scanf(“%d”,&numero1);

printf(“Digite o numero 2:”);
scanf(“%d”,&numero2);

printf(“Digite um multiplicador:”);
scanf(“%d”,&mult);

printf(“Voce digitou o numero %d e o numero %d e o multiplicador %d”,numero1,numero2,mult);

resultado1 = numero1*mult;

resultado2 = numero2*mult;

printf(“nn“);
printf(“Numero %d x %d = %d e Numero %d x %d = %d“,numero1,mult,resultado1,numero2,mult,resultado2);

getch();
}

//Fim

Vamos entender o código acima que coloquei algumas coisas novas, neste caso temos, numero1, numero2, mult, resultado1 e resultado2, ou seja, serão informados 2 numeros, 1 fator para multiplicação e duas variáveis para receber os valores após a multiplicação (resultado1 e resultado2).

Um dos fatos interessantes que não tinha usado até o momento foi “n”, que está no printf em laranja, para fazer um teste na pratica tente remover esta linha e compilar o código e logo em seguida insira novamente e compile o código, n dentro do printf seria para quebra de linha, nova linha, linha seguinte ou como entender melhor, estamos começando formatar a saída de nosso código aos poucos vou passando mais parâmetros para isso.

No ultimo printf pode ter ficado estrada sua compreensão mas é fácil de entender, porque coloquei um monte de %d? Porque cada %d deve receber um valor, eu devo ter como referencia uma variável ou um valor para passar, caso contrario o programa não irá funcionar. Então coloquei  um %d para o numero1, um para o mult, resultado1, numero2, mult e resultado2, e uma observação importante, o programa irá carregar no %d a sequência de variáveis que colocar após o “, então tome cuidado.

Até a próxima!

Share Button

CC BY-NC-SA 4.0 Programação C – Entrada e Saida de Dados by Cleiton Bueno is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.